afl_icone_pagina_multiprofissionais

IRAS Prevention Day: Imersivo em Boas Práticas

Estratégias oportunas e eficazes na prevenção de infecção relacionada à assistência em saúde (IRAS) salvam vidas, diminuem custos hospitalares e melhoram a qualidade do atendimento e a experiência do paciente. O curso IRAS Prevention Day: Imersivo em Boas Práticas, do Multiplica PP, oferece uma experiência imersiva e prática para a prevenção dessas infecções. Com a vivência da rotina do Serviço de Epidemiologia e Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Pequeno Príncipe, o curso é destinado a estudantes e profissionais de saúde que buscam aprimorar seu conhecimento e suas habilidades na prevenção das IRASs, com foco prático em ambientes de alta complexidade.

A formação combina teoria com prática, proporcionando aos participantes a oportunidade de:

  • revisar as melhores práticas para prevenção de infecções associadas ao uso de dispositivos invasivos (IPCS, ITU, PAV, etc)
  • revisar as melhores práticas para prevenção de infecções associadas a patógenos específicos (clostridioides difficile, MRSA, vírus respiratórios)
  • vivenciar a rotina de controle de infecção em diversas unidades de um hospital de referência de alta e média complexidade
  • observar práticas clínicas e protocolos em tempo real, como higiene das mãos, estratégias de prevenção de infecção de corrente sanguínea, entre outros.

 

Público-alvo: médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, biomédicos, farmacêuticos e profissionais da saúde envolvidos na gestão, cuidado de pacientes em ambientes hospitalares e serviços de controle de infecção hospitalar.

Você vai aprender

  • Aulas teóricas: conceitos fundamentais sobre prevenção de infecção hospitalar, com base em protocolos atualizados.
  • Visita técnica: acompanhamento das rotinas de controle de infecção em diferentes setores do hospital, como UTIs, enfermarias e unidades semicríticas
  • Discussão de casos clínicos: análise de situações reais enfrentadas pelos profissionais de saúde em cenários hospitalares de alta complexidade.
HORÁRIO
DISCIPLINA
DOCENTE
8h30
Apresentação SECIH, experiência e linha de trabalho
Dra. Heloisa Ihle G. Giamberadino
9h
Núcleo de Epidemiologia Hospitalar: experiência, rotina de trabalho e protocolos
Ana Paula Oliveira Pacheco
9h30
Prevenção de infecções intra-hospitalares: precauções, isolamentos e protocolos e rotina
Dra. Heloisa Ihle G. Giamberadino
10h
Prevenção e controle de agentes multirresistentes, como fazemos?
Biana Domiciana Matucheski

10h30

Visita guiada pelo Hospital Pequeno Príncipe
Ana Paula Oliveira Pacheco
Biana D. Matucheski
Jessica M.Almeida
Giovana Guerra
12h30
Intervalo
13h30
Prevenção de infecção de corrente sanguínea em pediatria
Biana Domiciana Matucheski
14h
Prevenção de infecções respiratórias e pneumonias em pediatria
Jessica M.Almeida
14h30
Melhores práticas para prevenção de infecção em pacientes imunossuprimidos
Giovana Guerra

Diferenciais

O Serviço de Epidemiologia e Controle de Infecção Hospitalar (SECIH) do Hospital Pequeno Príncipe — formado por médicos, enfermeiras e biomédicos — desenvolve ações contínuas referentes à epidemiologia hospitalar e atividades que visam a prevenir eventos de infecção relacionada à assistência em saúde (IRAS). Assim, busca garantir mais segurança e qualidade no atendimento aos pacientes.

O SECIH realiza várias atividades, como a vigilância hospitalar das infecções relacionadas à assistência em saúde; visitas técnicas aos diversos setores; controle de antimicrobianos; orientações de precauções e isolamento; apoio na orientação e avaliação dos acidentes com material biológico, conforme protocolo do Ministério da Saúde; apoio na avaliação da padronização de novos materiais, produtos e equipamentos hospitalares; e organização da autoavaliação para a renovação anual da Licença Sanitária. Promove reuniões científicas e treinamentos periódicos, e, devido a esse escopo de atuação, também é um campo de estágio e de educação em saúde, recebendo residentes médicos e multiprofissionais, assim como acadêmicos da instituição.

O Pequeno Príncipe foi reconhecido, pelo quinto ano consecutivo, como o melhor hospital exclusivamente pediátrico da América Latina, segundo a revista norte-americana Newsweek. Das 250 organizações que compõem o rol, 13 são brasileiras. Em mais um ano, o Pequeno Príncipe foi o primeiro hospital exclusivamente pediátrico da América Latina a figurar nesse ranking internacional, subindo para a 70.ª posição, oito lugares acima da obtida no ano anterior.


PROFISSIONAIS
Coordenação e Corpo Docente


PEQUENO PRINCIPE
A experiência que faz a diferença

Queremos ser um dos melhores lugares para receber e multiplicar cuidados em saúde em crianças e adolescentes. E trabalhamos diariamente para isso acontecer.

*dados do relatório de 2023.

🎉 Perfeito! 😄

Por favor, escolha uma das opções, é crucial que selecione a modalidade que deseja!