Condutas do Pronto Atendimento :: Parada Cardiopulmonar (PCR) no Público Pediátrico

Ao contrário da parada cardiopulmonar em adultos, a maioria das paradas cardiopulmonares em crianças é precedida de falência respiratória, incluindo hipóxia e hipercarbia.  O corpo vai apresentando sinais de agravamento e instabilidade do quadro, até que a deterioração clínica evolua para uma PCR, e o declínio das funções respiratórias é um dos principais sinais apresentados e tem como ritmo, prioritariamente, a assistolia e a atividade elétrica sem pulso. A assistência durante a parada cardiorrespiratória trata-se de uma situação complexa, por ser um episódio crítico, por isso a taxa de sobrevida depende muito do reconhecimento rápido desses sinais e de uma intervenção ágil e qualificada. 

Diretrizes da Ressuscitação Cardiopulmonar

Na década de 1960, o Dr. Peter Safar, um anestesista austríaco que atuava na Universidade de Pittsburgh (EUA), promoveu a divulgação das primeiras orientações para padronizar a ressuscitação cardiopulmonar (RCP). Esse feito começou a mudar substancialmente a perspectiva de sobrevida das vítimas adultas e pediátricas de parada cardiorrespiratória (PCR). Nesse meio século que passou, inúmeras atualizações das diretrizes da RCP têm ocorrido sob a liderança da American Heart Association (AHA), que passaram a ter uma abrangência e aceitação internacional sempre incorporando avanços de pesquisa clínica e experimental. A última atualização das diretrizes da RCP, foi publicada em 2020, baseados em evidências científicas e coordenada por especialistas na área. Ressalta-se que o diagnóstico da PCR é clínico e não deve haver atraso nas medidas de reanimação.

Monitorização dos sinais de PCR

Por conta da diferença de etiologia da PCR entre adultos e crianças, o que vale muito é a monitorização, uma vez que o paciente pediátrico que evolui para uma parada cardiorrespiratória começa a apresentar sinais de alerta que indicam deterioração clínica algumas horas antes do evento.

A maioria dos bebês e crianças que são acometidos pela parada cardiorrespiratória desenvolvem uma lesão cerebral grave por conta da necessidade de oxigenação que uma criança tem. Portanto, nesses casos é mais importante ainda evitar essa intercorrência e a possível sequela neurológica. Porém, a realização da reanimação cardiopulmonar (RCP) convencional (ventilação + compressão) foi associada a uma maior taxa de sobrevida neurológica intacta quando iniciada imediatamente após o evento.

Uso do PEWS

Em um estudo voltado às sugestões para organização e treinamentos ideais para sistemas de resposta rápida na pediatria, evidencia que é preciso que existam padrões para monitoramento de sinais vitais e critérios de chamada ou pontuações de alerta precoce, que podem ser avaliados e acompanhados através do PEWS (Pediatric Early Warning Score).

Escores que detectam precocemente alterações fisiológicas nos pacientes vêm sendo utilizados em larga escala nas práticas hospitalares. São um conjunto de escalas numéricas, as quais quantificam uma associação de parâmetros, a partir da observação do profissional da saúde, apontando quando um parâmetro sai de seus valores de normalidade e as ações necessárias para a estabilização do paciente.

Os escores levam em consideração características como frequência cardíaca, frequência respiratória, pressão arterial, enchimento capilar, esforço respiratório, saturação de oxigênio e utilização de oxigênio. Esses mecanismos têm como objetivo reduzir o risco de eventos adversos sérios, como parada cardiorrespiratória, entre outros. Entretanto, uma característica do ambiente pediátrico, é que os parâmetros vitais das crianças variam de acordo com a sua faixa etária.

O curso Condutas no Pronto Atendimento Pediátrico, do Multiplica PP, foi desenvolvido com o objetivo de aperfeiçoar os conhecimentos elementares de pediatria. Estudos publicados têm observado que grande parte dos encaminhamentos indica falta de conhecimento básico ou de habilidades de exame físico pediátrico.

No curso, vários casos clínicos ilustram circunstâncias que se apresentam nos consultórios e emergências de pediatria geral, em que o profissional será qualificado a realizar avaliação e condutas iniciais adequadas.

Texto aprovado pelo coordenador do curso Condutas no Pronto Atendimento Pediátrico – dr. Victor Horácio de Souza.

Referências bibliográficas:

CURRENT – Emergências Pediátricas: Diagnóstico e Tratamento – C. Keith Stone, Roger L. Humphries, Dorian Drigalla, Maria Stepahn – 2015

Diretrizes da Ressuscitação Cardiopulmonar Pediátrica – 2015 – Paulo Roberto Antonacci Carvalho, Alexandre Rodrigues Ferreira, Valéria Bezerra da Silva, Luiz Fernando Loch – Revista do Pediatra On-line – Ano 2016 – Volume 6 – Número 3 http://residenciapediatrica.com.br/detalhes/251/diretrizes-da-ressuscitacao-cardiopulmonar-pediatrica-2015

https://pebmed.com.br/reanimacao-cardiopulmonar-pediatrica-quais-as-atualizacoes-de-2019/

Suporte básico de vida em pediatria: evidências científicas – Cristina Ortiz Sobrinho – Universidade Federal Fluminense – Revista de Pediatria SOPERJ – 2017 http://revistadepediatriasoperj.org.br/detalhe_artigo.asp?id=1032

https://cpr.heart.org/-/media/CPR-Files/CPR-Guidelines-Files/Highlights/Hghlghts_2020ECCGuidelines_Portuguese.pdf

Implantação dos protocolos PEWS e NEWS na unidade de recuperação anestésica – Cristina Silva Sousa, Andrea Alfaya Acuna – SÃO PAULO. 2022

Aplicação da Nota de Transferência e do Pediatric Early Warning Score (PEWS) em um Serviço de Emergência Pediátrica – Sofia Panato Ribeiro – Universidade Federal do Rio Grande do Sul – 2019. https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/216304/001119332.pdf?sequence=1

Elaboração de Protocolo ao Paciente Pediátrico em Parada Cardiorrespiratória em Hospital Infantil – Thaysa Grasiely Sousa de Oliveira, Giselle Pereira Rovere, Patrícia de Lemos Negreiros, Regina Cláudia de Oliveira Melo – Research, Society and Developmen Journal – v. 11, n. 4, e15411427149, 2022.  https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/27149/23774

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