Curso Intensivo de Dermatologia Pediátrica

O curso Intensivo de Dermatologia Pediátrica do Multiplica PP, foi criado para o aperfeiçoamento de pediatras, dermatologistas, médicos de família e profissionais da saúde no diagnóstico correto das patologias dermatológicas mais comuns da infância e adolescência, bem como ao seu tratamento e acompanhamento.

Além disso, a cultura da skincare é um fenômeno em alta entre crianças e pré-adolescentes. O uso inadequado de maquiagem e cosméticos pode afetar além da saúde da pele. Essa prática não apenas compromete os comportamentos esperados para essas faixas etárias, mas também pode ter efeitos na saúde como aumento nos casos de irritação, acne e dermatite, como reação aos potentes princípios ativos contidos nos produtos que usam e são inadequados para a idade.

O curso será 100% on-line, e traremos para discussão casos clínicos que ilustram circunstâncias que se apresentam nos consultórios e emergências de pediatria em geral. O corpo docente é formado por profissionais renomados nacionalmente, que compartilharão com os alunos a experiência da vivência clínica e acadêmica. Ao final do curso, o profissional entenderá as peculiaridades que envolvem a dermatologia pediátrica e poderá atuar com mais segurança no diagnóstico do seu paciente.

Público-alvo: Pediatras, dermatologistas, clínicos gerais, médicos da família, residentes e acadêmicos de Medicina.

Você vai aprender

  • Diagnosticar hemangiomas e aplicar as abordagens terapêuticas, para o manejo dessas lesões vasculares comuns em crianças.
  • Reconhecer características clínicas e realizar o diagnóstico diferencial de vitiligo e outras condições que causam manchas hipocrômicas na pele pediátrica, além de discutir opções de tratamento apropriadas.
  • Avaliar diferentes tipos de nevos melanocíticos em crianças, determinar o risco de malignidade e decidir sobre a remoção cirúrgica quando indicada, com base na discussão sobre avaliação de risco e manejo.
  • Explorar a fisiopatologia e apresentação clínica da dermatite atópica em crianças, além de discutir opções de tratamento, incluindo o uso de emolientes, corticosteroides tópicos e imunomoduladores.
  • Identificar sinais de alerta dermatológicos em crianças, como lesões suspeitas de malignidade, infecções cutâneas graves e condições dermatológicas associadas a doenças sistêmicas, e interpretar esses sinais para tomada de decisões clínicas.
  • Discutir as doenças dermatológicas comuns que afetam o couro cabeludo em crianças, como dermatite seborreica, dermatite de contato e infecções fúngicas, e selecionar opções de tratamento adequadas com base na avaliação clínica.
  • Oferecer orientações sobre cuidados com a pele adequados para crianças, incluindo rotinas de higiene, proteção solar, escolha de produtos dermatológicos seguros e prevenção de doenças dermatológicas, promovendo uma abordagem holística de skincare na infância. 
Data
Aula
Docente
12/08/2024
Hemangiomas na infância
Dra. Laura Serpa
13/08/2024
Vitiligo e manchas hipocromicas
Dr. Caio Castro
13/08/2024
Casos clínicos: discussão com experts
Dra Juliana Loyola Presa e Dra. Nadia Almeida
14/08/2024
Nevos melanocíticos
Dra. Haizza Monteiro
15/08/2024
Dermatite atópica
Dra. Luciana Samorano
15/08/2024
Casos clínicos: discussão com experts
Dra. Nadia Almeida
16/08/2024
Acne
Dra. Flávia Costa Prevedello
17/08/2024
Psoríase
Dra. Myrciara Alcântara
17/08/2024
Skincare para adolescentes
Dra. Ana Paula Borguchewski
17/08/2024
Sinais de alertas dermatológicos para as imunodeficiências
Dra. Carolina Prando

Diferenciais

  • O Serviço de Dermatologia do Hospital Pequeno Príncipe tem uma média de 1.000 atendimentos por ano. São mais de 40 anos atuando no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças relacionadas à pele de crianças e adolescentes.
  •  O Pequeno Príncipe foi eleito, pelo terceiro ano, um dos quatro melhores hospitais do Brasil pelo ranking da revista norte-americana Newsweek. A instituição paranaense subiu sete posições, ficando em 80.º lugar. A lista contempla 250 hospitais que atuam com pediatria no mundo todo. Desses, 16 são brasileiros – 14 do estado de São Paulo, um de Minas Gerais e o Pequeno Príncipe, o único da Região Sul no ranking.


PROFISSIONAIS
Coordenação e Corpo Docente

NADIA ALMEIDA

Coordenadora-acadêmica


PEQUENO PRINCIPE
A experiência que faz a diferença

2020 foi um ano desafiador, o primeiro ano da pandemia da Covid-19. Um período e adaptação, mas acima de tudo, superação para manter ao máximo as atividades normais, ao mesmo tempo em que abríamos frentes emergenciais.

🎉 Perfeito! 😄

Por favor, escolha uma das opções, é crucial que selecione a modalidade que deseja!

Enviar
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Este canal é exclusivo para atendimento ao Multiplica PP, programa de educação continuada do Hospital Pequeno Príncipe.
Para consultas, favor entrar em contato com a Central de Agendamento do Hospital:  (41) 3514-4141.