Exames moleculares e sua contribuição na oncologia pediátrica

O curso Exames Moleculares e sua Contribuição na Oncologia Pediátrica, do Multiplica PP, tem por objetivo capacitar oncologistas em como solicitar adequadamente exames moleculares no momento mais adequado da evolução de seus pacientes pediátricos, interpretar o laudo e avaliar as implicações clínicas dos resultados reportados.

A partir de casos reais, com exemplos de laudos de exames moleculares realizados com diferentes técnicas, os alunos enriquecem o nível da sua prática clínica. Além disso, o curso traz o conhecimento mais atual em diagnóstico, com reclassificações de doenças e de variantes genéticas, garantindo uma prática clínica baseada em evidências científicas.

Ao concluir o curso, o aluno será capaz de solicitar o exame molecular mais adequado para seus pacientes a partir do conhecimento das técnicas empregadas e do tipo de alteração genética que se deseja identificar ou monitorar, considerando os diversos tipos de cânceres pediátricos. O profissional também poderá interpretar os laudos com mais segurança, explicar seus resultados e traçar as melhores opções terapêuticas, examinando as implicações prognósticas provenientes dos exames.

Público-alvo: Médicos e residentes já graduados em medicina, com interesse ou que atuem na oncologia pediátrica

Você vai aprender

  • Reconhecer os tipos de variações genéticas existentes e sua importância na clínica.
  • Reconhecer a importância e utilização de exames de anatomia patológica para diagnóstico e prognóstico oncológico.
  • Relacionar resultados de exames de citometria de fluxo (imunofenotipagem) ao diagnóstico e prognóstico na onco-hematologia.
  • Relacionar as técnicas da cito genética convencional e molecular, como cariotipagem, FISH (hibridização in situ com fluorescência) e aCGH (hibridização genômica comparativa em arranjo), percebendo quando utilizar cada uma delas.
  • Integrar resultados de exames da cito genética convencional e molecular ao diagnóstico de câncer pediátrico.
  • Diferenciar os casos que podem beneficiar-se da técnica de PCR, qualitativa e quantitativa, ideal para detectar sequências específicas no material genético.
  • Utilizar resultados de exames de PCR qualitativa e quantitativa na otimização do tratamento oncopediátrico.
  • Reconhecer a importância e as aplicações do sequenciamento convencional, pelo método de Sanger, técnica padrão-ouro para detecção de variantes genéticas.
  • Selecionar o exame de sequenciamento de nova geração (NGS) mais adequado para diferentes situações.
  • Diferenciar casos oncopediátricos que possam beneficiar-se de exames de sequenciamento.
  • Compreender as técnicas de análise de fragmentos de DNA e a pesquisa de queremismo pós-transplante.
  • Associar a utilização de exames de biologia molecular ao transplante de células-tronco hematopoiéticas.

Diferenciais

O curso Exames Moleculares e sua Contribuição na Oncologia Pediátrica, do Multiplica PP, foi estruturado especificamente para profissionais de medicina com interesse ou que atuem na oncologia para aprimorar sua prática na era da medicina personalizada.

Ministrado por docentes com grande conhecimento das técnicas, trazendo exemplos práticos abordados rotineiramente com a excelência do Pequeno Príncipe.

Conteúdo atualizado que evidencia e mostra na prática os diferenciais do diagnóstico molecular na oncologia.


PROFISSIONAIS
Coordenação e Corpo Docente


PEQUENO PRINCIPE
A experiência que faz a diferença

2020 foi um ano desafiador, o primeiro ano da pandemia da Covid-19. Um período e adaptação, mas acima de tudo, superação para manter ao máximo as atividades normais, ao mesmo tempo em que abríamos frentes emergenciais.

🎉 Perfeito! 😄

Por favor, escolha uma das opções, é crucial que selecione a modalidade que deseja!

Enviar
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Este canal é exclusivo para atendimento ao Multiplica PP, programa de educação continuada do Hospital Pequeno Príncipe.
Para consultas, favor entrar em contato com a Central de Agendamento do Hospital:  (41) 3514-4141.