Pos-Adolescencia-e1687271600106.png
Pós-Graduação
Saúde Física e Mental do Adolescente
100% On-line    |    Ao vivo
afl_banner_mobile_pos
Pós-Graduação
Saúde Física e Mental do Adolescente
100% On-line    |    Ao vivo

Sobre o curso

O curso de Pós-graduação em Saúde Física e Mental do Adolescente, do Multiplica PP, foi desenvolvido para médicos, enfermeiros e multiprofissionais da saúde. Tem como objetivo proporcionar ao aluno conhecimento do processo de crescimento e desenvolvimento físico, psíquico, sexual, social e espiritual do adolescente. Atualmente, a área da saúde sofre uma grande carência de profissionais no atendimento de pacientes de 10 a 19 anos.

A adolescência é marcada por fases de transformações corporais e comportamentais. Quanto mais o profissional da saúde entender o adolescente e seus familiares, dentro da sua realidade e diversidade, ficará mais fácil a detecção de riscos relacionados à gravidez, violência, uso de drogas, depressão, evasão escolar e ISTs, contribuindo para o desenvolvimento saudável do adolescente.

O modelo do curso é 100% on-line com aulas ao vivo, com aprendizado baseado em problemas, debates orientados e estudo de casos. O corpo docente é composto por profissionais de diversas áreas, atuantes e conhecedores da saúde do adolescente.

Após a conclusão do curso, o profissional da saúde estará apto a atender de forma global o paciente adolescente e, quando necessário, saber encaminhá-lo adequadamente para um outro profissional.

Público-alvo: Médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, farmacêuticos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, psicólogos e outros.

Você vai aprender

  • Conhecer o crescimento e desenvolvimento físico, psíquico, sexual, social e espiritual do adolescente.
  • Possibilitar um conhecimento para detecção de riscos.
  • Atender de forma integral, contribuindo para o desenvolvimento saudável do adolescente.
  • Saber encaminhar adequadamente.
  • Desenvolver e ampliar a capacidade de observação na prática clínica e propiciar informação e formação científica, técnica e humana.
  • Promover condições para realização de estudos especializados e produção de trabalhos de pesquisa relacionados à realidade brasileira.
  • Preparar o aluno para lidar com a família, orientando-o para saber trabalhar com a adolescência.

Diferenciais

As aulas on line proporcionam interação constante entre alunos e professores, sendo ministradas por profissionais com excelência técnico científica, qualificados e com vasta experiência prática.

Corpo docente formado por especialistas nacionalmente reconhecidos que compartilharão experiência de casos vividos em grandes instituições do Brasil

O Hospital Pequeno Príncipe, além de ser o maior hospital exclusivamente pediátrico do Brasil e listar pela segunda vez no ranking de melhores hospitais pediátricos do mundo, também é centro de referência de ensino e pesquisa

Programa

  • Infância e adolescência: do biológico ao social
  • Consulta do adolescente
  • Metodologia de ensino
  • Metodologia de pesquisa
  • Puberdade: patologias
  • Fases da sexualidade
  • Variabilidade da sexualidade na adolescência
  • Cirurgia trans: quando indicar

Guia do curso

Quer conhecer o programa completo da nossa pós-graduação? Baixe gratuitamente o guia do curso e saiba também:

Docentes

Darci Bonetto

Especialista em Medicina do Adolescente do Hospital Pequeno Príncipe. Coordenadora do curso.

Elza Artigas

Psicóloga clínica de adolescentes, adultos, casais e famílias com atuação em clínica particular. Coordenadora do curso.

Ipojucan Fraiz

Membro da Comissão de Aprimoramento e Monitoramento das Escolas Médicas (CAMEM) do Ministério da Educação.

Ligia F. Reato

Atua no Departamento Científico de Adolescência da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) e da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

Solena Kusma

Dentista, professora de graduação, pós-graduação e mestrado da UFPR. Experiência na área de saúde coletiva, com ênfase em epidemiologia e promoção da saúde.

Geraldo Miranda Graça Filho

Endocrinopediatra do Hospital Pequeno Principe. Doutor em Saúde da Criança e do Adolescente pela UFPR. Professor de pediatria da PUC-PR e da UFPR.

Symone Lopes

Psicóloga especialista em Neuropsicologia e Sexologia Clínica da criança e do adolescente (CRP/0412812).

Betinha Cordeiro Fernandes

Pediatra hebiatra e médica psicoterapeuta de base analítica. Coordenadora de Saúde de Adolescentes da Sociedade de Pediatria de Pernambuco. Membro do Comitê Técnico de Saúde LGBTQIA+ do mesmo estado.

Rodrigo Itocazo

Médico com ênfase em cirurgia plástica e restauradora com atuação em clínica particular.

Marta F. Benevides Rehme

Médica ginecologista. Professora do Curso de Medicina da PUC-PR. Presidente da Comissão Nacional de Ginecologia Infantopuberal da FEBRASGO (2016-2019 e 2020- 2023). Delegada regional pelo Paraná da SOGIA-BR.

Gustavo Schier Doria

Coordenador do Ambulatório Geral de Psiquiatria da Infância e Adolescência e do Ambulatório de TDAH e Transtornos Disruptivos do Hospital de Clínicas - UFPR.

Everton Morais

Psicólogo especialista em neuropsicologia e aprendizagem e doutor em Distúrbios da Comunicação.

Rita Sprea

Doutoranda em Comunicação e Linguagens, mestre em Medicina, neuropsicóloga (CRP 08/06901).

Antônio Carlos de Farias

Mestre e doutor em Neurociências. Neuropediatra do Hospital Pequeno Príncipe. Pesquisador do Núcleo de Neurociências do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe.

Paulo Liberalesso

Neuropediatra doutor em Distúrbios da Comunicação responsável pelo Laboratório de EEG digital do Hospital da Cruz Vermelha Brasileira.

Lisia Kunrath

Psicopedagoga atuante com crianças e adolescentes que apresentam dificuldades e ou transtornos de aprendizagem, com foco em TDAH e dislexia.

Luci Yara Pfeiffer

Médica e coordenadora da Associação DEDICAM - Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Paraná.

Cleverson H. Kaio

Médico psiquiatra membro do Programa de Atendimento a Transtornos Afetivos do Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo.

Aristides Cruz

Professor coordenador das disciplinas de Pediatria da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná. Especialista em Gastroenterologia Pediátrica.

Ana Paula Kuczynski Pedro Bom

Médica do Setor de Hemato-Oncologia do Hospital Pequeno Príncipe. Professora titular da PUC-PR. Professora assistente do internato de pediatria da Faculdades Pequeno Príncipe.

Debora Chong

Médica com especialização em Pneumologia Pediátrica. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente da UFPR.

Vânia Oliveira de Carvalho

Professora doutora associada de Pediatria da UFPR. Coordenadora do Curso de Especialização em Dermatologia Pediátrica da UFPR. Membro do Departamento Científico da Dermatologia de SBP.

Marcia Bandeira

Médica pediatra responsável pelo Serviço de Reumatologia do Hospital Pequeno Príncipe.

Lucimary de Castro Sylvestre

Médica nefropediatra no Hospital Pequeno Príncipe. Professora de Medicina da PUC-PR. Presidente do Departamento de Nefrologia da Sociedade Paranaense de Pediatria.