Somos um centro de referência no qual, há mais de 100 anos, se pratica, ensina e pesquisa o que há de mais moderno para o diagnóstico e tratamento de crianças e adolescentes. Para cuidar tão bem da saúde dos meninos e meninas do Brasil, historicamente investimos na formação e capacitação profissional. Foi nos nossos corredores que nasceu a Sociedade Paranaense de Pediatria e onde formaram-se gerações de pediatras que hoje atuam em todo o país.
Compartilhar o conhecimento e formar profissionais altamente qualificados tecnicamente, com um olhar humano para a história de vida de cada paciente e sua família é o grande diferencial do Pequeno Príncipe, que agora expande a sua atuação educacional com o Programa Multiplica PP.
Nossos principais marcos educacionais:
O Pequeno Príncipe oferece atendimento de alta e média complexidade a pacientes de 0 a 18 anos, em 35 especialidades médicas, e oferece 24 serviços auxiliares de diagnóstico e tratamento. É o mais completo hospital pediátrico do Brasil. Nos seus mais de 350 leitos – 68 em UTI – realiza todos os anos cerca de 250 mil atendimentos ambulatoriais, 20 mil internamentos, 18 mil cirurgias, mais de 1 milhão de exames e cerca de 300 transplantes de órgãos sólidos, medula e tecido ósseo. Possui 40 serviços habilitados pelo Ministério da Saúde como referência para o atendimento. Como instituição filantrópica, destina 60% da sua capacidade para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
O Pequeno Príncipe foi reconhecido pelo quarto ano consecutivo como o melhor hospital exclusivamente pediátrico da América Latina, segundo a revista norte-americana Newsweek. Das 250 organizações que compõem o rol, 13 são brasileiras – e só o Pequeno Príncipe está fora do estado de São Paulo. No ranking geral, considerando os hospitais de todo o mundo, o Pequeno Príncipe subiu duas posições em relação ao ano anterior, ficando em 78º lugar.
Dedicada exclusivamente ao ensino da saúde, a Faculdades Pequeno Príncipe (FPP) é referência na formação integral e humanizada de profissionais comprometidos com a excelência de ensino e com a investigação científica. Acreditamos no cuidado solidário, por isso temos como diferencial as metodologias ativas como práticas de ensino. Estas valorizam e concebem o estudante como protagonista do seu processo de aprendizado. Assim, os estudantes são colocados diante de desafios semelhantes ao que vão encontrar no dia a dia profissional, mobilizando seu potencial intelectual e fornecendo condições para que encontrem as soluções dos problemas.
Os estudos desenvolvidos no Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe são sempre voltados para aplicação direta dos seus resultados. Os procedimentos ou produtos abrangem áreas como genética molecular, biologia celular com enfoque em células-tronco, tecnologia do proteoma, além dos ramos mais específicos de cada especialidade pediátrica. Nossa equipe conta com cientistas que estão à frente de dezenas de projetos inovadores, com importantes publicações científicas que buscam alternativas para cura e melhoria de vida de crianças e adolescentes portadores de doenças graves atendidos na instituição, no Brasil e no mundo.
O Centro de Simulação Realística tem o propósito de capacitar continuamente os colaboradores do Hospital Pequeno Príncipe de maneira prática e efetiva por meio da metodologia da simulação, a fim de impactar na qualidade da assistência prestada aos pacientes. O Centro é composto por variados cenários relacionados à rotina hospitalar, que permitem aprimorar as habilidades técnicas e competências dos profissionais de saúde por meio da educação continuada. Assim, com o uso de metodologias ativas apoiadas por novas tecnologias, são replicadas experiências da vida real por meio de cenários clínicos.