
Alergia alimentar na infância
Alergia alimentar em crianças: descubra os principais sinais de alerta, a importância do diagnóstico precoce e opções de tratamento seguro.
Alergia alimentar em crianças: descubra os principais sinais de alerta, a importância do diagnóstico precoce e opções de tratamento seguro.
Neurofibromatose tipo 1 (NF1): condição genética rara que causa tumores e alterações cutâneas. Saiba sobre diagnóstico, sintomas e tratamento multidisciplinar.
Saiba mais sobre IRAS, quais seus impactos e quais as principais estratégias de prevenção para garantir a segurança dos pacientes.
Saiba mais sobre a Mielomeningocele, doença causada pela malformação congênita do sistema nervoso central.
A dengue é uma doença viral comum em países tropicais, sendo o Brasil líder em casos, segundo a OMS. Em crianças, especialmente menores de 2 anos, os sintomas podem ser silenciosos, com agravamento súbito e risco de choque. Profissionais de saúde devem estar atentos às características pediátricas da doença.
O diabetes mellitus tipo 1 é uma das doenças crônicas mais prevalentes da infância e adolescência. Seu tratamento é complexo e multifatorial e apesar dos avanços farmacológicos e tecnológicos os desfechos terapêuticos recomendados ainda são um grande desafio.
A asma também conhecida como bronquite, bronquite asmática ou bronquite alérgica, é uma doença muito frequente na pediatria, definida como uma doença inflamatória crônica das
A febre é um sintoma comum em pediatria e motivo frequente de consultas médicas ambulatoriais e em serviços de urgência e emergência. Cerca de 25%
A convulsão ou crise convulsiva ou melhor, crise epilética, termo mais atual, é o evento neurológico clínico mais frequente nas emergências pediátricas, correspondendo a cerca
A estomia (ou ostomia) consiste na comunicação de uma víscera oca com o meio externo. A confecção de estomas em pediatria é atribuída às neoplasias