Conceitos atualizados e consistentes acerca dos transtornos neurocomportamentais na infância, visando a contribuir para minimizar os impactos causados na dinâmica das famílias, na vida escolar e no âmbito social.
Ao final desse módulo, – você pediatra ou médico da atenção primária – desenvolverá competências para reconhecer e identificar precocemente os sinais e sintomas de transtornos do neurodesenvolvimento como TEA, TDAH e TOD.
Estará apto a desenvolver e efetuar um planejamento de cuidado para essa criança ou adolescente, indicando o tratamento comportamental mais adequado para cada caso além de conhecer as estratégias farmacológicas mais atuais.
Essas competências darão suporte e condições para realizar os encaminhamentos e intervenções necessárias junto à família e à escola, ajudando no desenvolvimento correto dessa criança ou adolescente para as atividades escolares e comportamentais.
AULA | AULAS | DOCENTES |
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Módulo 3: Transtornos Neurocomportamentais | ||
Aula 1 | Transtorno do espectro autista – introdução e diagnóstico | Dr. Hélio Van Derlinden |
Aula 2 | Diagnóstico diferencial, comorbidades e tratamento | Dr. Hélio Van Derlinden |
Aula 3 | Transtornos ansiosos e transtorno opositor desafiador | Dra. Jaqueline Cenci |
Aula 4 | Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade | Dra. Jaqueline Cenci |
Aula 5 | Transtorno neurocomportamental – seguimento e inclusão escolar | Dra. Michelle Zeny |
Coordenadora
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Docente
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As aulas ocorreram no mês de outubro.
Aulas disponíveis até fevereiro de 2025.
O objetivo dessa análise visa à promoção, proteção e detecção precoce de possíveis doenças relacionadas ao desenvolvimento. Quais são as características esperadas para cada momento, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, e como uma avaliação mais avançada poderá ser necessária, caso o paciente apresente divergências com os resultados esperados.
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Módulo 1: Desenvolvimento Neuropsicomotor
O intelecto das crianças pequenas é avaliado pela observação das aptidões de linguagem, curiosidade e habilidades de resolver problemas. Assim que a criança começa a verbalizar, torna-se mais fácil avaliar a função intelectual utilizando ferramentas clínicas especializadas.
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Neurologia Infantil – Módulo 2: Desenvolvimento Escolar
Conceitos atualizados e consistentes acerca dos transtornos neurocomportamentais na infância, visando a contribuir para minimizar os impactos causados na dinâmica das famílias, na vida escolar e no âmbito social.
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Neurologia Infantil – Módulo 3: Transtornos Neurocomportamentais
As emergências neurológicas representam uma área crucial da medicina, envolvendo condições de saúde que demandam intervenção médica imediata devido ao risco potencial para a vida e a função cerebral. Reconhecer os quadros emergenciais e os protocolos é essencial para realizar o diagnóstico correto, estabilizar o paciente e encaminhá-lo para tratamento especializado.
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Neurologia Infantil – Módulo 4: Emergências Neurológicas
Cerca de 70% das doenças raras se iniciam na infância. Sem o diagnóstico e tratamento apropriados, a doença pode limitar a expectativa de vida, causar deficiências e limitações graves e complexas.
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Neurologia Infantil – Módulo 5: Doenças Raras
Queremos ser um dos melhores lugares para receber e multiplicar cuidados em saúde em crianças e adolescentes. E trabalhamos diariamente para isso acontecer.
Por favor, escolha uma das opções, é crucial que selecione a modalidade que deseja!