Cerca de 70% das doenças raras se iniciam na infância. Sem o diagnóstico e tratamento apropriados, a doença pode limitar a expectativa de vida; e causar deficiências e limitações graves e complexas.
Ao final desse módulo você, – pediatra ou médicos da atenção primária – estará estabelecer raciocínio clínico para investigação e diagnóstico de doenças raras e dos erros inatos do metabolismo (EIMs).
Estará apto a identificar precocemente sinais e sintomas dos EIMs e desenvolver e efetuar um planejamento de cuidado para essa criança ou adolescente, evitando que o paciente desenvolva choque metabólico ou piores sequelas.
Serão abordadas condições como hipoglicemia, acidose metabólica e insuficiência hepática, assim como a importância de uma equipe multidisciplinar e quando encaminhar para outra especialidade quando necessário.
AULA | AULAS | DOCENTES |
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Módulo 5: Doenças Raras | ||
Aula 1 | Quando desconfiar de um EIM | Dra. Mara Lucia Schmitz |
Aula 2 | Síndromes neurocutâneas | Dra. Michelle Zeny |
Aula 3 | Doenças tratáveis | Dr. Fernando Kok |
Aula 4 | Seguimento do paciente raro | Dr. Homero Palma |
Aula 5 | Síndromes dismórficas genéticas e avaliação genética | Dra. Josiane de Souza |
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As aulas ocorreram no mês de outubro.
Aulas disponíveis até fevereiro de 2025.
O objetivo dessa análise visa à promoção, proteção e detecção precoce de possíveis doenças relacionadas ao desenvolvimento. Quais são as características esperadas para cada momento, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, e como uma avaliação mais avançada poderá ser necessária, caso o paciente apresente divergências com os resultados esperados.
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Módulo 1: Desenvolvimento Neuropsicomotor
O intelecto das crianças pequenas é avaliado pela observação das aptidões de linguagem, curiosidade e habilidades de resolver problemas. Assim que a criança começa a verbalizar, torna-se mais fácil avaliar a função intelectual utilizando ferramentas clínicas especializadas.
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Neurologia Infantil – Módulo 2: Desenvolvimento Escolar
Conceitos atualizados e consistentes acerca dos transtornos neurocomportamentais na infância, visando a contribuir para minimizar os impactos causados na dinâmica das famílias, na vida escolar e no âmbito social.
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Neurologia Infantil – Módulo 3: Transtornos Neurocomportamentais
As emergências neurológicas representam uma área crucial da medicina, envolvendo condições de saúde que demandam intervenção médica imediata devido ao risco potencial para a vida e a função cerebral. Reconhecer os quadros emergenciais e os protocolos é essencial para realizar o diagnóstico correto, estabilizar o paciente e encaminhá-lo para tratamento especializado.
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Neurologia Infantil – Módulo 4: Emergências Neurológicas
Cerca de 70% das doenças raras se iniciam na infância. Sem o diagnóstico e tratamento apropriados, a doença pode limitar a expectativa de vida, causar deficiências e limitações graves e complexas.
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Neurologia Infantil – Módulo 5: Doenças Raras
Queremos ser um dos melhores lugares para receber e multiplicar cuidados em saúde em crianças e adolescentes. E trabalhamos diariamente para isso acontecer.
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