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Módulo 3: Transtornos Neurocomportamentais

Conceitos atualizados e consistentes acerca dos transtornos neurocomportamentais na infância, visando a contribuir para minimizar os impactos causados na dinâmica das famílias, na vida escolar e no âmbito social.

Você vai aprender

Ao final desse módulo, – você pediatra ou médico da atenção primária – desenvolverá competências para reconhecer e identificar precocemente os sinais e sintomas de transtornos do neurodesenvolvimento como TEA, TDAH e TOD.

Estará apto a desenvolver e efetuar um planejamento de cuidado para essa criança ou adolescente, indicando o tratamento comportamental mais adequado para cada caso além de conhecer as estratégias farmacológicas mais atuais.

Essas competências darão suporte e condições para realizar os encaminhamentos e intervenções necessárias junto à família e à escola, ajudando no desenvolvimento correto dessa criança ou adolescente para as atividades escolares e comportamentais.

AULA
AULAS
DOCENTES
Módulo 3: Transtornos Neurocomportamentais
04/08/2025
Transtorno do espectro autista – introdução e diagnóstico
Dr. Hélio Van Derlinden
06/08/2025
Transtorno do espectro autista – comorbidades e tratamento.
Dr. Hélio Van Derlinden
08/08/2025
Transtornos ansiosos e depressivos da Infância – diagnóstico e tratamento
Dra. Jaqueline Cenci
12/08/2025
Transtorno disruptivos, transtorno opositor desafiante e transtorno de conduta
Dra. Jaqueline Cenci
14/08/2025
Seguimento, inclusão e manejo multidisciplinar nos transtornos neurocomportamentais
Dra. Michelle Zeny


PROFISSIONAIS
Coordenação e Corpo Docente

Aprendizado módulo a módulo

O objetivo dessa análise visa à promoção, proteção e detecção precoce de possíveis doenças relacionadas ao desenvolvimento. Quais são as características esperadas para cada momento, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, e como uma avaliação mais avançada poderá ser necessária, caso o paciente apresente divergências com os resultados esperados.





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Módulo 1: Desenvolvimento Neuropsicomotor

O intelecto das crianças pequenas é avaliado pela observação das aptidões de linguagem, curiosidade e habilidades de resolver problemas. Assim que a criança começa a verbalizar, torna-se mais fácil avaliar a função intelectual utilizando ferramentas clínicas especializadas.






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Neurologia Infantil – Módulo 2: Desenvolvimento Escolar

Conceitos atualizados e consistentes acerca dos transtornos neurocomportamentais na infância, visando a contribuir para minimizar os impactos causados na dinâmica das famílias, na vida escolar e no âmbito social.





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Neurologia Infantil – Módulo 3: Transtornos Neurocomportamentais

As emergências neurológicas representam uma área crucial da medicina, envolvendo condições de saúde que demandam intervenção médica imediata devido ao risco potencial para a vida e a função cerebral. Reconhecer os quadros emergenciais e os protocolos é essencial para realizar o diagnóstico correto, estabilizar o paciente e encaminhá-lo para tratamento especializado.






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Neurologia Infantil – Módulo 4: Emergências Neurológicas

Cerca de 70% das doenças raras se iniciam na infância. Sem o diagnóstico e tratamento apropriados, a doença pode limitar a expectativa de vida, causar deficiências e limitações graves e complexas.






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Neurologia Infantil – Módulo 5: Doenças Raras


PEQUENO PRINCIPE
A experiência que faz a diferença

Queremos ser um dos melhores lugares para receber e multiplicar cuidados em saúde em crianças e adolescentes. E trabalhamos diariamente para isso acontecer.

*dados do relatório de 2023.

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